CUBO 3X3X3 - MÉTODO BÁSICO - 8º PASSO


1º PASSO
CRUZ BRANCA


2º PASSO
ALINHAR A
CRUZ BRANCA


3º PASSO
FINALIZAR A
CAMADA BRANCA


4º PASSO
FINALIZAR A
SEGUNDA CAMADA


5º PASSO
CRUZ AMARELA


6º PASSO
FACE AMARELA


7º PASSO
QUINAS DA
ÚLTIMA CAMADA


8º PASSO
MEIOS DA
ÚLTIMA CAMADA

Neste passo, você deve encontrar um lado do cubo que esteja totalmente completo, manter este lado na parte de trás, identificar qual o sentido que os outros 3 meios errados deverão ser permutados e aplicar os movimentos correspondentes.
Dica: Caso seu cubo não tenha nenhum lado totalmente completo, ou seja, quando os 4 meios da última camada estiverem errados, mantenha o amarelo no topo e aplique qualquer uma das duas fórmulas em qualquer posição.

Depois volte ao início deste passo e procure por um lado que estará então totalmente completo.

É importante que você leia a página sobre os “Casos Impossíveis”.
Mantendo a face que estiver completa na parte de trás do seu cubo (com o amarelo no topo), verifique qual o sentido da permutação que os três meios errados deverão ser submetidos, e aplique a fórmula correspondente:
- Identifiquei que o lado vermelho está totalmente completo (conforme a figura ao lado).

- Vou então girar meu cubo para manter esta face na parte de trás (conforme indica a seta vermelha) e, consequentemente, o lado laranja na minha frente. Lembre-se que este é apenas um exemplo.
Permutação horária

Fórmula: F2 U L R’ F2 L’ R U F2
Permutação anti-horária

Fórmula: F2 U’ L R’ F2 L’ R U’ F2
PARABÉNS!!! VOCÊ ACABA DE RESOLVER SEU PRIMEIRO CUBO MÁGICO!

Aproveite este momento. Tire uma foto com seu cubo resolvido, publique em sua rede social e conte para todo mundo!

Pronto, agora é hora de praticar! Indico que você resolva seu cubo pelo menos mais umas 10 vezes da mesma forma que acabou de fazer, acompanhando detalhadamente todos os passos, fórmulas e dicas. Pode ter certeza que até a 10ª vez você estará tendo uma visão completamente diferente dele, tudo vai começar a fazer sentido e ficar extremamente mais fácil, acredite.

Depois disso, com bastante calma, começe a decorar cada uma das fórmulas, realizando repetidas vezes os mesmos movimentos e procurando entender o objetivo de cada um.

Imagino que em aproximadamente um ou duas semanas você já estará neste ponto, solucionando o cubo sem precisar mais ler as fórmulas e acompanhar as dicas. Se isso de fato acontecer, parabéns, você está realmente indo muito bem! Mas claro que os treinos não param por aí. Agora você pode aprimorar seu método com algumas fórmulas extras, o que vai te preparar para futuramente aprender o Método Avançado Fridrich.

SAIBA MAIS
MOVIMENTOS BÁSICOS
Cada uma das 6 faces do cubo é representada por uma letra que significa um movimento.
CASOS IMPOSSÍVEIS
Existem alguns casos que são impossíveis de acontecer apenas com os movimentos padrões.
HISTÓRIA DO CUBOVELOCIDADE
Tudo começou em 2007 quando meu pai me ensinou os primeiros passos para resolver o Cubo Mágico.