CUBO 2X2X2 - MÉTODO GUIMOND - 1º PASSO


1º PASSO
PREPARAÇÃO
DO CUBO


2º PASSO
ORIENTAÇÃO
GERAL


3º PASSO
PERMUTAÇÃO
GERAL

O Método Guimond de solução para o cubo 2x2x2 é um complemento do Método Ortega.

Para este primeiro passo, é essencial que você esteja totalmente familiarizado com a sequência de cores do seu cubo 2x2x2. O padrão de cores opostas é branco/amarelo, vermelho/laranja e azul/verde. Sabendo isso, vamos dividir este passo em 3 etapas:

1ª etapa: Encontre um lado em seu cubo que tenha três peças de cores iguais ou opostas, e posicione como nos exemplos:
Dica: Na maioria das vezes você irá encontrar as três peças de cores iguais ou opostas em uma das faces. Se não, provavelmente com apenas um movimento já será possível preparar o cubo com as três peças.
Neste exemplo eu encontrei um lado com três peças de cores iguais e opostas (duas quinas brancas e uma quina amarela).

Posicionei as três na parte de trás da direita do cubo, mantendo a esquerda da frente vazia (quina azul neste exemplo).
Neste exemplo eu encontrei um lado com três peças de cores iguais
(três quinas verdes).

Posicionei as três na parte de trás da direita do cubo, mantendo a esquerda da frente vazia (quina vermelha neste exemplo).

2ª etapa: Observe a 4ª quina deste lado e confira se a cor igual ou oposta esta na frente ou na esquerda. Confira os exemplos:
Neste exemplo a peça de cor igual ou oposta em relação as outras três do topo está na face (quina amarela).

Este exemplo pertence a tabela 2 (verifique a 3ª etapa)
Neste exemplo a peça de cor igual ou oposta em relação as outras três do topo está na esquerda (quina azul).

Este exemplo pertence a tabela 1 (verifique a 3ª etapa)

3ª etapa: Após observar a 4ª quina e verificar onde está a cor igual ou oposta em relação as outras três do topo, você saberá se deve seguir a tabela 1 ou 2. Considere que a cor cinza representa as peças de cores iguais ou opostas:


Visão do topo para a tabela 1


Visão do topo para a tabela 2
Após identificar qual é sua tabela, posicione seu cubo como determina uma das figuras acima, execute o movimento x2 (para visualizar a base do cubo no topo) e verifique na tabela correspondente qual é o caso que deverá ser aplicado. Se necessário, e após já ter realizado o movimento x2, você pode também movimentar o topo (movimentos U, U' ou U2) para deixar seu cubo igual a um dos casos das tabelas.

Visão da base para a tabela 1:


L U' L


F' L' F


F' L2 F


L2 U L'


R2 F2 U F


x2 R U' B L'


F' R U' F2 U'


R F2 U' R2 F U'
Visão da base para a tabela 2:


y R' U R


L U L'


L U2 L'


y R2 U' R


F2 R2 U' R'


R U' B L'


R' F U' F2 U


x U R' U R U2 R


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