PORTAL G1
'Não é mágica, é matemática', diz campeão na montagem de cubo.

A probabilidade de acertar o cubo mágico em menos de nove segundos é um dos desafios do campeão brasileiro de Cubo Mágico, Renan Mondini Cerpe, de 20 anos. "Não é mágica, é matemática", afirma. Na tentativa de bater o recorde, Cerpe e outros praticantes da modalidade disputam neste sábado (14) e domingo (15), em Campinas, solucionar o brinquedo com o menor tempo possível.

Fanático por cálculo e desafios, ele ganhou o primeiro cubo aos 14 anos como lembrança de aniversário. "Meu pai é professor de física e foi o responsável por ensinar o método básico para a montagem", diz.

No início, Cerpe demorou três dias para voltar o quebra-cabeças ao estado inicial. Com mais agilidade, ele coleciona títulos como o Recorde Sul Americano em 2009, o Open 2010 no ABC, o Open 2011 no Novo Hamburgo e Open 2012 em Sergipe.

Para resolver o conjunto de movimentos, Cerpe gravou 300 formas de solução, das mais de 43 bilhões de posições possíveis do brinquedo. Ele passa pelo menos uma hora por dia embaralhando e resolvendo as sequências. "Fui procurando métodos avançados na internet, que antes só tinham em versões em chinês, depois encontrei outras pessoas interessadas no assunto e com isso fiz novos amigos", explica. O hobby virou negócio e Cerpe comercializa cubos, que geralmente são importados.

Para quem tem interesse em aprender como funciona algum dos movimentos, Cerpe dá dicas com algumas combinações (veja o vídeo). "Centros do cubo são fixos e o meio determina a cor que é a face", explica.

A participação no campeonato é aberta a qualquer pessoa, de qualquer idade e nacionalidade. As inscrições são por modalidades e podem ser feitas na página do campeonato ou durante o evento. A disputa será realizada na Oficina do Estudante, que fica na Avenida Brasil, 601. No sábado, as atividades serão realizadas das 9h às 20h; e no domingo, das 9h às 18h.

SAIBA MAIS
EVENTOS EMPRESARIAIS
Utilizar o Cubo Mágico para abordar temas sobre inteligência e motivação aos seus colaboradores e convidados.
CUBE EXPLORER
Entrevista para o Balanço Geral sobre a participação no campeonato Lagarto Open 2012.
MÉTODO VHLS
Método para resolver o último par do F2L e ao mesmo tempo orientar a cruz do amarelo.