GUIA BÁSICO
Me chamo Renan Cerpe e a partir de agora estarei te acompanhando em seus primeiros passos com este incrível quebra-cabeça!

Organizei aqui as melhores e mais importantes informações para quem está iniciando ou quer aprimorar seus conhecimentos básicos no Cubo Mágico. Siga todos os passos e boa sorte!

INTRODUÇÃO

Ao contrário do que muitos pensam, o Cubo Mágico não é tão difícil quanto parece.

Agora você deve estar pensando: "claro que logo de início ele já falaria algo do tipo só pra me deixar um pouco mais tranquilo", mas é a pura verdade! Se você se comprometer a seguir este guia por completo, logo irá concordar comigo. Eu garanto :)

Antes de mais nada é totalmente indicado que você tenha um Cubo Mágico original em mãos.
Você pode comprar o seu agora mesmo através de nossa loja virtual Cuber Brasil: www.cuberbrasil.com
São várias formas de pagamento e envio imediato para que você tenha o melhor Cubo Mágico do mundo em suas mãos.

Indico o modelo 3x3x3 Fellow Cube.



Este modelo é o primeiro e único cubo 100% fabricado no Brasil. É a melhor opção no requisito "custo-benefício". Ele apresenta a opção de ajuste de tensão dos parafusos e movimentos extremamente rápidos.

Além do cubo original, aproveite e adquira o livro O SEGREDO DO CUBO MÁGICO também disponível na loja Cuber Brasil. Este livro é de minha autoria e resume tudo o que estaremos aprendendo aqui. É sempre melhor ter um material impresso para facilitar os estudos. Fica a dica.

Agora vamos ao que interessa:

Siga a sequência indicada e conheça as peças que formam um Cubo Mágico tradicional, aprenda como movimentar cada face de acordo com as notações correspondentes e confira a página sobre os "Casos Impossíveis" que será, em breve, muito útil.
PEÇAS DO CUBO MÁGICO
Antes de iniciar qualquer movimento, você deve conhecer as três peças que formam um Cubo Mágico.
MOVIMENTOS BÁSICOS
Cada uma das 6 faces do cubo é representada por uma letra que significa um movimento.
CASOS IMPOSSÍVEIS
Existem alguns casos que são impossíveis de acontecer apenas com os movimentos padrões.

Agora que você já conhece os 3 tipos de peças do Cubo Mágico, aprendeu a movimentar cada face de acordo com as notações correspondentes e entendeu que não é possível solucionar um cubo que foi montado (literalmente) de forma errada, vamos começar de fato a solucionar este incrível quebra-cabeça!

O método básico, ou "Método de Camadas", como também é conhecido, está dividido em 8 passos. Como o próprio nome sugere, a solução não acontece uma cor de cada vez como muitos pensam, mas sim por camadas.

Siga os 8 passos em sequência, sempre com extrema paciência e atenção:


1º PASSO
CRUZ BRANCA


2º PASSO
ALINHAR A
CRUZ BRANCA


3º PASSO
FINALIZAR A
CAMADA BRANCA


4º PASSO
FINALIZAR A
SEGUNDA CAMADA


5º PASSO
CRUZ AMARELA


6º PASSO
FACE AMARELA


7º PASSO
QUINAS DA
ÚLTIMA CAMADA


8º PASSO
MEIOS DA
ÚLTIMA CAMADA

Como já foi mencionado no final do último passo, é indicado que você continue praticando acompanhando todos os passos diretamente aqui pelo site e/ou pelo seu livro, e assim que estiver bastante confortável com o método, comece a decorar calmamente cada uma das fórmulas.

Depois de decorar (aprender) todas as fórmulas do método básico, você pode melhorar seus tempos aprendendo algumas fórmulas extras que será também uma introdução para o método avançado:
FÓRMULAS EXTRAS
Depois que você já estiver dominando o Método Básico, confira algumas dicas extras para acelerar a solução.